NO LUGAR ONDE JONAS ESTEVE



No ventre de um grande peixe.
Talvez não paramos muito para pensar no que aconteceu com Jonas enquanto esteve lá, vivendo, por três dias e três noites no ventre de um grande peixe. Certamente foram os piores dias que ele viveu em toda sua vida, mas tudo aquilo foi necessário para que ele fosse tratado e moldado pelo Espírito Santo.

Não vamos aqui nos prender à história. Já ouvimos muito sobre a história de Jonas e o porquê de tudo isso ter acontecido com ele. Em rápidas palavras, Jonas foi um profeta enviado à cidade de Nínive para anunciar o prazer do Senhor em perdoar. Essa cidade era inimiga de Israel e sua maldade estava chegando como incenso de podridão às narinas do Senhor Jeová. Este resolveu perdoar aquela cidade por causa da infinita bondade, longanimidade e vasta misericórdia que é peculiar do Seu caráter. No seu íntimo, Jonas não aceitava que aquela cidade alcançasse a benignidade do Senhor, pois dela só jorrava impiedade e desobediência. Mas ninguém muda o caráter amoroso do Senhor, Ele resolveu perdoar aquele lugar e escolhera Jonas para anunciar o arrependimento. Após tantos acontecimentos, Jonas resolveu obedecer ao comando do Senhor de anunciar o perdão do Senhor e viu o que, na verdade, não queria ver: o arrependimento daquele povo.

Mas onde Jonas esteve antes de obedecer ao chamado do Senhor? Pelo qual processo Jonas teve que passar para estar dentro do propósito para o qual ele foi chamado?
Talvez seja um pouco difícil de imaginar o que é está dentro do ventre de um animal. Já me peguei por diversas vezes lendo capítulos da Bíblia sem analisar a fundo a realidade dos fatos, o que aconteceu ali verdadeiramente. Será que já paramos para pensar no que Jonas viveu ali?
Jonas foi lançado ao alto mar que estava revolto, poderia ter ficado tentando nadar para sobreviver, mas eis que surge um gigantesco peixe que o engole e daí por diante Jonas via apenas a iminência da morte, já não havia mais esperança alguma. Era o fim...
Certamente ali Jonas fora envolvido por um profundo medo, envolvido pelo desespero na sua alma, pela solidão, pela incerteza, por uma espessa sensação de morte e o pior, pelo questionamento da alma: o que vai acontecer logo a seguir?! Estava ele ali num lugar úmido, escuro, fétido, talvez até imóvel por três dias pelo fato de não saber como era aquele ambiente. Isso por três dias!

Mas foi exatamente ali que ele foi poderosamente tratado pelo Senhor. Talvez tenha sido ali que Jonas reconheceu sua pequenez, reconheceu que já não pertencia a si mesmo, reconheceu que não poderia mais ser guiado por sua própria vontade, reconheceu que o melhor lugar para estar é no centro da vontade do Senhor e foi moldado para executar um chamado o qual o Senhor tinha para ele. Foi ali onde ele desejou uma nova chance, foi ali aonde em pouco tempo o Senhor começou a moldar o Seu próprio caráter nele. Ali, no ventre do grande peixe, num ambiente fétido, escuro, confuso, silencioso e cheio de impossibilidades.
Mas foi ali mesmo onde ele pôde experimentar o favor do Senhor, experimentar o escape que sempre o Senhor dá aos Seus em momentos precisos. Jonas sobreviveu para anunciar o favor do Senhor.

Como isso trouxe lições preciosas para a minha vida!
Por muitas vezes nos pegamos num ambiente assim. Parece que nada acontece ou tudo parece escuro e silencioso, não há luz, não há direção, a incerteza é presente... Como que estivéssemos no ventre de um grande peixe, sem poder fazer exatamente nada, apenas esperar no propósito que o Senhor tem e o que Ele quer nos ensinar com tudo isso. Um sentimento de impossibilidade, um sentimento de angústia ao perceber que todos os nossos esforços não mudaram nem um milímetro da situação. É EXATAMENTE AÍ AONDE O SENHOR COMEÇA A MOLDAR O NOSSO CARÁTER.
É preferível estar nesse lugar e ser tratado pelo Senhor do que continuarmos numa jornada cheio das nossas “verdades”, das nossas razões, da nossa vontade, da nossa própria sabedoria. O Senhor precisa tratar conosco e Ele faz isso porque nos ama. Salmos 139:23-24 Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece os meus pensamentos; vê se há em mim algum caminho perverso, e guia-me pelo caminho eterno.

O Senhor poderia muito bem ter conduzido Jonas à Nínive sem ser necessária a intervenção daquele grande peixe, mas Ele precisava fazer algumas sérias mudanças naquele homem. Assim também conosco. Por quantas vezes a nossa oração se resume só em porquês. Por quantas vezes clamamos ao Senhor buscando respostas sobre coisas, questionamos o tempo de espera, questionamos a aparente impossibilidade e esquecemos que há coisas que para chegarem até nós será preciso um tratamento do Espírito Santo em nós, pois o Senhor não deseja nos ver jogando na lama as pérolas espirituais que Ele nos deu. Mateus 7:6 Não deis aos cães o que é santo, nem lanceis aos porcos as vossas pérolas, para não acontecer que as calquem aos pés e, voltando-se, vos despedacem.
Tenho por experiência própria de situações que vivi em que fui duramente tratado pelo Senhor em áreas sérias em minha vida que precisariam de uma intervenção divina antes que algo pior acontecesse. Para tanto Ele próprio me parou, me bloqueou em diversas áreas para que eu fosse moldado por completo para Sua glória. 
2 Timóteo 2:20 Ora, numa grande casa não somente há vasos de ouro e de prata, mas também de pau e de barro; uns para honra, outros, porém, para desonra.


É natural o homem questionar muito e querer as coisas para ontem, e mais natural ainda não entender o modo que o Senhor trabalha, pois temos conhecimento das coisas visíveis e não das invisíveis. Jonas certamente ali já se via no fim de tudo, já se via como um alimento para aquele grande peixe. Quem sabe tantas cenas passaram em sua alma, tantas lembranças, quem sabe até chorou. Mas foi essa situação quem fez que ele se humilhasse diante do Soberano e uma súplica serena e verdadeira brotasse dos seus lábios. E o Soberano Deus ouviu. Jonas 2:6-7 Eu desci até aos fundamentos dos montes; a terra me encerrou para sempre com os seus ferrolhos; mas tu fizeste subir a minha vida da perdição, ó Senhor meu Deus. Quando desfalecia em mim a minha alma, lembrei-me do Senhor; e entrou a ti a minha oração, no teu santo templo.
Se o seu momento parece ser este, no “ventre”, sendo moído como o trigo para ser pão ou pisado como uvas para ser vinho, se deleite no Senhor nesse momento de aparente silêncio. Precisamos entender que este silêncio não é porque o Senhor Jeová não quer falar conosco, é apenas pelo fato que ele quer ouvir nossa voz. Possa até ser que não entenderemos muito do que está acontecendo, mas esse momento será de grande dependência e humildade para receber exatamente aquilo o que o Deus dos céus tem preparado para nós mesmo antes da nossa existência.

Possa ser que tudo pareça discorrer para um acontecimento contrário às nossas expectativas, mas é por aí mesmo que começa a modelagem do Senhor em nós, quando nossos objetivos, sonhos, planos são derramados como libação no altar da sala do trono do Excelso e Soberano Rei Jesus.
Se entregue nesse tratamento do Espírito Santo, pois o que Ele tem a exercer através da minha e da sua vida é algo glorioso e precisaremos estar cheio da Sua plenitude, fortalecidos no Senhor e na força do Seu poder. Nos momentos em que eu vivi de modelagem pelo Espírito Santo foram muitos os confrontos, os conflitos, até mesmo sentimentos de não querer entender o Senhor, mas valeu a pena passar por cada etapa desse processo espiritual.
"sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus". Romanos 12:2
Quando isso acontecer conosco então entenderemos o próximo momento.

E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito. Romanos 8:28


Graça e paz, Fábio Charles

Comentários

Welton disse…
Glória a Deus irmão, palavra Tremenda, continue assim! Glória a Deus!!!
Tiana Patricia disse…
Que O Senhor Nosso Deus o encha mais e mais de Graça e Sabedoria Do Alto!
Amém. Aleluia! Bendito seja o nome do Senhor...
Amém. Aleluia! Bendito seja o nome do Senhor...
Unknown disse…
Como essa palavra falou comigo questionamentos , eles vem e tb vem a angústia , o desespero , e vem tb o medo , mais Deus é muito bom essa palavra me alertou , me despertou , preciso me posicionar diante de Deus para que o Espírito Santo me molde para honra do nome Dele é pérolas não venham ser jogadas na lama , obrigada por essa palavra veio no momento exato na minha vida.
Aleluia! Bendito seja o nome do Senhor!
Aleluia! Bendito seja o nome do Senhor!

Postagens mais visitadas deste blog

FERE O MEU CORAÇÃO SENHOR

O QUE TENS PRODUZIDO? UVAS BOAS OU UVAS BRAVAS?

SEMEAR NA CARNE ou SEMEAR NO ESPÍRITO