COMPREENDENDO CADA TEMPO QUE PASSA EM NOSSA VIDA


Medite em Eclesiastes 3:1-14.
Muitos de nós ao ler essa passagem aplicamos a forma literal do texto: Plantar e colher, nascer e morrer... Mas aí há algo que o Espírito Santo quer nos trazer além das palavras, além do que você e eu já sabemos, além do que eu acho que é. Há mais, há muito mais no Senhor para nós. E esse algo mais está entesourado na Sua Palavra e somente os buscadores, os caçadores desse Tesouro encontrarão.

Você é um PROPÓSITO do Senhor nessa terra (Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo PROPÓSITO debaixo do céu, Eclesiastes 3:1). Quando leio isso gera uma convicção plena em meu interior que SOMOS UM
PROPÓSITO, ESTAMOS DEBAIXO DO CÉU E QUE HÁ UM TEMPO DETERMINADO DO SENHOR PARA COISAS COMEÇAREM A ACONTECER EM NOSSA NOSSA VIDA. Fomos gerados a fim de sermos um propósito para muitos nessa últimos tempos, somos um propósito do Grande EU SOU debaixo desse céu e virá um tempo que já está determinado pelo Senhor desde a antiguidade para ser manifestado em nossa vida.
Mas o que nós precisamos entender é: QUAL O TEMPO ESTÁ DIANTE DE NÓS HOJE? Há tempos que passam sobre nós para nos ensinar algo e por não entendermos esse ensinamento perdemos a essência daquilo que seria uma poderosa experiência com o Criador.
Por vezes não entendemos que o Senhor está nos chamando para o momento de não avançar, mas de PARAR para NOS EDIFICAR NO ESPÍRITO e poder depois prosseguir. O fato de nos entregarmos ao Espírito Santo para compreender cada tempo que passa sobre nós fará uma poderosa diferença naquilo que temos a decidir. Somos um propósito do Deus Eterno nessa terra e tudo o que está para manifestar em nós se manifestará.

O nosso único desejo seja estar em linha com a mente do Senhor para andarmos em conformidade com Ele diante de cada tempo em que estamos. Em Eclesiastes 3 são mencionados alguns tipos de tempos. Quero deixar aqui três dentre todos os que o Espírito Santo ministrou no meu espírito para que eu pudesse entender qual tempo estou e estamos vivendo hoje.

ü  TEMPO DE NASCER E TEMPO DE MORRER: O nascimento no Reino do Espírito depende de uma morte pela qual a velha natureza não domina mais o nosso viver. Nesse Reino não existe nascimento sem que haja uma morte. Mortificar minhas vontades, meu querer e o meu eu nunca foi algo prazeroso, na verdade é algo muito dolorido e que só continuarão nesse processo de mortificação aqueles que decidiram viver piamente para o Senhor. Esse é o nível onde o que eu quero não prevalece (Em verdade, em verdade vos digo: Se o grão de trigo caindo na terra não morrer, fica ele só; mas se morrer, dá muito fruto, João 12:24). Cair na terra, prostrado, e morrer é necessário para que não fiquemos sós, sem o Espírito Santo. Morrer nos fará brotar e florescer para uma nova jornada espiritual em Cristo. Enquanto tantas "coisinhas contagiantes" estiverem vivas em nós não conseguiremos entrar na verdadeira vida que o Senhor tem para dar desde a antiguidade. Se for tempo de mortificar coisas em nossa vida, façamos para que venha um tempo de renascimento do Espírito. 

ü  TEMPO DE PLANTAR E TEMPO DE ARRANCAR: Bem sabemos que toda semeadura atrai uma colheita. Muitos de nós estamos vivendo um tempo de colheitas de algumas plantações anteriores e, às vezes, são colheitas inevitáveis, infelizmente. Como eu posso esperar tantas boas colheitas espirituais se eu não tenho plantado? Não há sentido nisso! Se decidirmos plantar sementes espirituais começaremos a colher mais no espírito. Plantar em oração, plantar em jejum, plantar em meditação na Palavra nos trará uma colheita infinitamente melhor e maior que a que estamos colhendo hoje. Fazendo isso estaremos, espiritualmente, arrancando pela raiz aquilo que não deveria jamais ter sido semeado em nós, aquilo que jamais deveria ter-se permitido semear, germinar e crescer no nosso interior, (Porque quem semeia na sua carne, da carne ceifará a corrupção; mas quem semeia no Espírito, do Espírito ceifará a vida eterna, Gálatas 6:8). Há ocasiões em que nossos olhos estão tão cheios de entretenimentos e distrações que não conseguimos analisar a nós mesmos para entender o que o Senhor nos pede dentro do tempo que estamos vivendo.

ü  TEMPO DE DERRUBAR E EDIFICAR: Os muros de Jericó tinham sim que cair, mas os de Jerusalém NUNCA deveriam ter caído. Vitórias vieram com a queda dos muros de Jericó e uma grande derrota e vergonha vieram com a derrubada dos muros de Jerusalém.
Há alguns processos em nossa vida que são como estar diante de muralhas aparentemente intransponíveis. Para algumas pessoas, lançar fora uma atitude da velha natureza é muito fácil, já para outras não. Há situações que quanto mais profundo a pessoa foi numa prática pecaminosa mais demorado é o processo para sair dela! Seja lá qual for a situação, se for necessário derrubar muralhas derrube todas sem hesitar! O Espírito Santo te dará todos os recursos necessários para tal ação. Quando todas essas coisas acontecerem... Então chegou o tempo de edificar os muros da comunhão íntima com o Deus Eterno.

Por fim, considere alguns pontos desse versículo em Eclesiastes 3:14: "NADA SE LHE DEVE ACRESCENTAR", não acrescente a sua vontade à vontade do poderoso Jeová. Já observou como nossa vontade atrapalha tudo? O que Ele projetou para nós não tem nada a ver com a nossa vontade ainda que pareça muito boa, melhor é se lançar na boa, perfeita e agradável vontade do nosso Pai Jeová que vê nosso futuro. Um outro ponto é: "NADA SE LHE DEVE TIRAR", talvez algumas coisas nós precisaremos passar para que esse propósito seja concretizado. Lembro que quando atravessei o pior tempo da minha vida eu perguntei ao Senhor porque eu passava por tudo aquilo, mas de certa forma foi necessário para que o caráter Dele fosse enxertado em mim. Então não tente querer ensinar ao Senhor o melhor caminho, não se esquive de nada que está sendo projetado para você.
NÓS SOMOS UM PROPÓSITO DO SENHOR NESSA TERRA, FOMOS GERADOS PARA ALGO PODEROSO, TUDO SOBRE NÓS JÁ ESTAVA ESCRITO HÁ MUITO E AINDA QUE PAREÇA QUE O PROPÓSITO FOI DESVIADO, ELE TEM UM ALVO PARA ATINGIR: VOCÊ.
Ainda que sua alma questione algumas situações, fale a ela o Salmos 139:16 Os Teus olhos viram a minha substância ainda informe, e no Teu livro foram escritos os dias, sim, todos os dias que foram ordenados para mim, QUANDO AINDA NÃO HAVIA NEM UM DELES.

TUDO ESTÁ SOB CONTROLE, AINDA QUE O TEMPO PRESENTE SEJA CONTRÁRIO.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FERE O MEU CORAÇÃO SENHOR

O QUE TENS PRODUZIDO? UVAS BOAS OU UVAS BRAVAS?

SEMEAR NA CARNE ou SEMEAR NO ESPÍRITO