#02/20 - SABIA QUE SERIA PROVADO?


É no calor das dificuldades e aflições que muitas vezes fazemos promessas, votos e tomamos seríssimas decisões a fim de que essas circunstâncias contrárias sejam sanadas.
Não há ninguém que deseja passar por adversidades, não há quem solte fogos ou dê uma festa pelo fato de estar em aflições. Por essa razão estamos dispostos a fazer de tudo para sairmos o mais rápido possível delas. É nesse afã que surgem as promessas, juramentos e os votos. Votos e promessas que mais cedo ou mais tarde serão provados.

Será que tínhamos conhecimento disso?
Essa é uma das razões que o SENHOR nos adverte a não fazermos voto de tolo, que significa voto de pessoa imatura, que não sabe o que está dizendo, que não tem percepção da seriedade que há em determinadas ações.
Sabemos que a Bíblia nos fala sobre a prova da nossa fé, (Para que, uma vez confirmado o valor da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro perecível, mesmo apurado por fogo, redunde em louvor, glória e honra na revelação de Jesus Cristo1 Pedro 1:7). Se tivermos esse conhecimento que a nossa fé será provada entraremos mais seguros no terreno dos votos com o SENHOR, voto que também tem o significado de aliança. Por exemplo, quando nós nos propomos em fazer um voto de santidade estamos fazendo uma aliança com o SENHOR de consagrar plenamente os olhos, boca, ouvidos, mente e corpo para viver uma vida íntegra diante Dele. E precisaremos andar dignamente em fidelidade diante Dele naquilo que prometemos.

Temos o exemplo de Jefté (Juízes 11:30...) que fez um voto e cumpriu, ainda que fosse muito difícil, mas ele tinha o desejo de ver o agir do SENHOR a seu favor e assim viu. Prometeu algo que poderia ser muito complexo, mas cumpriu.
O salmista Davi já havia advertido também sobre o voto: (Quem subirá ao monte do SENHOR? ...aquele que não jura falsamente. Salmo 24:3,4).

O que tiramos de lição aqui?
O fato é que precisamos de sobriedade e sabedoria na hora de proclamarmos um voto com SENHOR.
Será que vou cumprir?
Será que estou agindo pelo Espírito ou pela emoção momentânea?
Não quero aqui deixar tenebroso o desejo de fazer um voto, mas deixar claro que não podemos fazer um voto e depois das coisas acontecerem, voltar atrás e não cumprir. Melhor é que não prometamos nada se sentimos no fundo que não cumpriremos. Lembremos que o SENHOR não se agrada da tolice nem de sacrifícios de imaturidade.


- Twitter Fábio Charles
- Instagram Fábio Charles
- Facebook Fábio Charles

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FERE O MEU CORAÇÃO SENHOR

O QUE TENS PRODUZIDO? UVAS BOAS OU UVAS BRAVAS?

SEMEAR NA CARNE ou SEMEAR NO ESPÍRITO