CONSTRUINDO-NOS POR DENTRO

O que precisamos é entender que as petições, necessidades e sonhos que levamos diante do Senhor são ouvidos e aceitos por Ele quando se tem um propósito eterno e quando estão em linha com a direção do Espírito Santo. Muitas vezes questionamos a demora e são muitos os que já desistiram da Palavra que o Senhor colocou dentro do seu ser pelo fato de não perseverar.
Mas é justamente nessa demora que o Senhor quer gerar em nós o entendimento para a edificação espiritual. Quantas vezes nós já nos pegamos interrogando a nós mesmos qual a razão de tanto tempo que temos orado por algo e parece que nada mudou, tudo está da mesma maneira?
Daí passei a perceber que o Senhor conhece o que está no nosso interior, conhece o nosso nível de maturidade espiritual para possuirmos certas coisas. Como um Pai de amor e cuidadoso Ele não dará aos Seus filhos amados alguma
coisa que seria objeto de dores, acidentes ou até morte! Se pais naturais sabem dar aos seus filhos aquilo que ele pode usar conforme a sua idade e maturidade, quanto mais o Pai Celeste! Ele conhece a nossa idade espiritual!

Esse tempo, aparentemente inerte, foi o próprio Espírito Santo que providenciou para que entendamos a necessidade que temos de criar fundamentos espirituais, nos construir por dentro para podermos desfrutar e executar alguns planos mais específicos que o Senhor projetou para nós. Não esqueçamos que a sabedoria do Senhor é extremamente superior que a nossa.
EXISTEM COISAS QUE PARA NÓS RECEBERMOS SERÁ NECESSÁRIO CRESCERMOS POR DENTRO. E é sobre esse assunto que quero deixar uma palavra.
..........
Quero citar aqui Salomão. Apesar de com o passar dos anos ter perdido a sensatez amasiando-se com muitas mulheres, ele escolheu, a princípio, edificar-se por dentro. Ele teve a maior oportunidade que muitos de nós desejaríamos ter, ele esteve diante do Grande EU SOU para pedir tudo o que desejasse. Escolheu pedir ao Senhor a melhor parte: dá-me entendimento, sabedoria, ou seja, dá-me do Teu Espírito. (A teu servo, pois, dá um coração entendido para julgar a teu povo, para que prudentemente discirna entre o bem e o mal; porque quem poderia julgar a este teu tão grande povo? 1 Reis 3:9)
(E repousará sobre ele o Espírito do Senhor, o espírito de sabedoria e de entendimento, o espírito de conselho e de fortaleza, o espírito de conhecimento e de temor do Senhor. Isaías 11:2). Escolheu uma poderosa edificação que só poderia vir da parte do Espírito do Senhor.

Quando seu pai Davi morreu e ele viu o peso da responsabilidade do reino percebeu sua incapacidade para governar aquele povo. Por isso preferiu escolher receber entendimento do alto e logo após o Senhor começou a coroá-lo com Sua beneficência, com Sua abastança. Mas tudo isso só depois de ele ter escolhido construir-se por dentro para que pudesse sustentar espiritualmente tudo aquilo o que o Senhor tinha preparado para derramar sobre ele.
Infelizmente, diante de tudo o que o Senhor fez, Salomão não perseverou no dom que recebera do alto. Desviou-se do propósito. Veja toda a história em 1 Reis capítulo 1 ao 11.
..........
Cito também o Apóstolo Paulo. Esse recebeu do alto e perseverou até o fim naquilo que recebeu do alto. Aleluia!
O Apóstolo Paulo entendeu o Evangelho!
Entendeu que se ele estivesse edificado por dentro, as circunstâncias adversas que ele haveria de passar não abalariam o que ele recebera do alto, o Espírito Santo. Ele entendeu que viria sobre ele um peso de glória tremendo por isso jejuava, comia a Palavra, orava em outras línguas constantemente como que preparando sua estrutura para receber esse galardão. (1 Coríntios 14:18).
Se analisarmos o “currículo” do Apóstolo Paulo chegaremos a uma conclusão que somente alguém edificado por dentro poderia passas por tantas afrontas e continuar inabalável. LEIA:
“São ministros de Cristo? (falo como fora de mim) eu ainda mais: em trabalhos, muito mais; em açoites, mais do que eles; em prisões, muito mais; em perigo de morte, muitas vezes.
Recebi dos judeus cinco quarentenas de açoites menos um.
Três vezes fui açoitado com varas, uma vez fui apedrejado, três vezes sofri naufrágio, uma noite e um dia passei no abismo;
Em viagens muitas vezes, em perigos de rios, em perigos de salteadores, em perigos dos da minha nação, em perigos dos gentios, em perigos na cidade, em perigos no deserto, em perigos no mar, em perigos entre os falsos irmãos;
Em trabalhos e fadiga, em vigílias muitas vezes, em fome e sede, em jejum muitas vezes, em frio e nudez.”
2 Coríntios 11:23-27

Essas coisas exteriores não tinham poder de afetar o interior dele. Por quê? Porque sua vida era de viver edificando-se por dentro em todo tempo no Espírito. Ele sabia que quanto maior fossem os conflitos, maior seria o peso de glória que viria se mantivesse vivendo através do Espírito.
Paulo sabia que esse peso de glória precisaria ser colocado sobre edificações e alicerces. E vimos que o apostolado que ele recebeu de Jesus foi poderosamente frutífero. Segredo: EDIFICOU-SE POR DENTRO.
..........
Pedimos tanto, sonhamos tanto, planejamos tanto, mas o Senhor conhece o verdadeiro intento e maturidade do nosso coração. Certa vez ouvi um pastor dizer: “Não é que o Senhor não quer te dar, é porque Ele sabe que se te der agora você morre!”. Nenhum responsável engenheiro civil colocaria uma cobertura sobre uma estrutura com resistência deficiente.
O que queremos dizer nisso tudo é que se esperamos algo que um dia o Senhor falou nitidamente no nosso espírito é necessário intensificar a busca não com interesses, mas por amá-Lo.
Intensificar o jejum, a oração, a meditação na Palavra, a renúncia, a adoração serão atitudes que nos elevará a um nível de comunhão e santidade que as manifestações do Senhor em nossa vida parecerá algo comum, pois sempre acontecerá.

Eu, particularmente, espero por um mover do Espírito que, há muito, queima dentro de mim. Isso dependerá da forma como eu respondo ao Senhor em cada comando que Ele me dá. Isso dependerá da maneira que eu me construo por dentro no meu espírito e como eu me entrego a Ele.

Há coisas que estão prestes a acontecer conosco, a única coisa que o Espírito Santo espera é a nossa decisão de edificar-nos por dentro e perseverar nessa edificação.
“Mas vós, amados, edificando-vos a vós mesmos sobre a vossa santíssima fé, orando no Espírito Santo, Judas 1:20

“Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, Efésios 6:18

Comentários

Muito profundo,de uma singeleza tão grande me chamou a atenção e irmão posso te confessar;Eu tbm espero um mover do Espirito sobre a minha vida,bgd por compartilhar Deus o abençõe gramdemente
Unknown disse…
Tremendo demais ������
Estava precisando muito ser edificada com essa palavra, Deus é bom ����
Deus abençoe essa obra ������

Postagens mais visitadas deste blog

FERE O MEU CORAÇÃO SENHOR

O QUE TENS PRODUZIDO? UVAS BOAS OU UVAS BRAVAS?

SEMEAR NA CARNE ou SEMEAR NO ESPÍRITO